Música com Energia, projeto no âmbito da área de Educação com Energia da Fundação EDP, em parceria com a Academia de Música Urbana Skoola, é uma ferramenta de intervenção pela arte para a sustentabilidade.
O projeto tem como objetivo convidar jovens dos 10 aos 18 anos a refletirem sobre a emergência climática e a criar objetos artísticos capazes de interpelar outros a fazer o mesmo.
Trata-se de um processo de criação comunitária, oferecendo uma semana de criação, reflexão e consciencialização sobre estes temas, assente em 3 vértices:
1) exploração das possibilidades sonoras de materiais vários, como lixo marítimo, desperdício, materiais reutilizados (ex.: invenção de novos instrumentos) e composições gráficas e/ou escultóricas dos mesmos;
2) visionamento de filmes, conversas com especialistas e momentos de reflexão;
3) a palavra – dita, escrita, cantada ou manipulada, como material sonoro oferece uma infinidade de significados.
O programa conta, a cada edição, com a participação de vários convidados, com vasta experiência em ativismo na área da emergência climática, e utilizando metodologias de ensino não-formal. A multidisciplinariedade é ponto comum desta equipa que pretende utilizar a arte, em particular a música, como veículo para a discussão e sensibilização para a sustentabilidade ambiental.