Speak expande-se para as Caldas da Rainha | Fundação EDP

Speak expande-se para as Caldas da Rainha

Nasceu em setembro de 2012 e, um ano e meio depois, está agora em condições de escalar. O Speak, negócio social co-criado pela Fundação EDP e pela Associação Fazer Avançar, está a crescer de Leiria para as Caldas da Rainha e prevê chegar ainda a mais localidades até ao final deste ano. 

O projeto surgiu da constatação de existem comunidades imigrantes em Portugal que vivem em círculos fechados, nomeadamente devido à barreira linguística. O Speak constituiu-se assim como um ponto de encontro entre pessoas de diferentes origens, possibilitando a troca de conhecimentos linguísticos e culturais e promovendo a sua integração. Nasceu assim o Speak Social. A sustentabilidade financeira do projeto é assegurada pelo Speak Pro, uma escola de línguas de baixo custo onde todos os professores são nativos da língua e/ou profissionais de ensino.

Nas Caldas da Rainha, a Associação Fazer Avançar identificou uma proporção de imigrantes ainda superior à de Leiria, e com situações de exclusão sócio-cultural.

Em 2013, mais de 570 pessoas beneficiaram da atividade deste negócio social. Só no último semestre, o Speak contou com a participação de 230 alunos de 17 nacionalidades diferentes. Foram leccionados 11 idiomas entre os quais mandarim, árabe, russo, polaco e língua gestual portuguesa.

Em 2012, o Speak venceu a competição de Empreendedorismo no 3ª bootcamp IES powered by Insead e foi distinguido com o selo europeu para as línguas, atribuído pela Comissão Europeia a projectos inovadores na área do ensino e aprendizagem das línguas. 

18 Fev 2014