Fundação EDP investe em 13 novos projetos sociais que vão apoiar mais de 6.000 pessoas | Fundação EDP

Fundação EDP investe em 13 novos projetos sociais que vão apoiar mais de 6.000 pessoas

vencedores 2024
Vencedores do EDP Energia Solidária 2024. Fotografia: Paulo Alexandre Coelho

A Fundação EDP vai apoiar, através do Programa EDP Energia Solidária, 13 novos projetos que irão gerar respostas sociais através de soluções de eficiência energética, energias renováveis, inclusão energética, economia circular, proteção do património natural e da biodiversidade e mobilidade sustentável. Estes projetos pretendem melhorar a qualidade de vida de pessoas em contexto de vulnerabilidade e/ou em risco de exclusão social: famílias em situação de insegurança alimentar, seniores em situação de isolamento social, desempregados, vítimas de violência doméstica, pessoas portadoras de deficiência.

Estes novos projetos preveem ter um impacto positivo direto na vida de mais de 6 mil pessoas em 13 distritos do país: Beja, Braga, Bragança, Castelo Branco, Coimbra, Faro, Guarda, Leiria, Lisboa, Portalegre, Porto, Vila Real e Viseu.

O apoio é atribuído no âmbito do Programa EDP Energia Solidária 2024 e representa um investimento de cerca de 1 milhão de euros em Portugal. A par do financiamento, a Fundação EDP mobilizou um conjunto de 15 incubadoras sociais que colaboraram com as entidades na elaboração de candidaturas. Os vencedores contarão também com o apoio de voluntários do grupo EDP na implementação dos projetos.

“A mobilização e o fortalecimento do ecossistema social são fundamentais para garantir uma transição energética justa, inclusiva e participativa. Neste ano, em que celebramos 20 anos do programa EDP Solidária, decidimos colaborar ainda mais de perto com as entidades candidatas, ajudando-as a estruturar soluções inovadoras e sustentáveis para desafios sociais complexos. Acreditamos profundamente que a colaboração nos faz crescer em relevância e impacto, algo que se reflete na qualidade das respostas sociais que estes 13 novos projetos pretendem gerar,” afirma Vera Pinto Pereira, presidente da Fundação EDP.

A par de Vera Pinto Pereira, o júri do EDP Energia Solidária 2024 contou ainda com António Vidigal (consultor de energia e ex-presidente da EDP Inovação), Filipe Santos (dean da Católica Lisbon School of Business & Economics e presidente do Conselho de Curadores da Fundação EDP), Joana Balsemão (vereadora na Câmara Municipal de Cascais e membro do Conselho de Curadores da Fundação EDP), Júlia Seixas (pró-reitora Universidade Nova Lisboa, especialista em Sustentabilidade),  Margarida Couto (sócia da Vieira de Almeida e Associados  e membro do Conselho de Curadores da Fundação EDP) e Martim Salgado (diretor do Social Impact Coordination Office da EDP e administrador da Fundação EDP).

O programa EDP Energia Solidária foi criado em 2004 e soma agora 430 projetos apoiados em todos os distritos do País, beneficiando cerca de 1,5 milhões de pessoas. Representa um investimento na ordem dos 19 milhões de euros. Em 2023 assumiu um dimensão multi-geografias, passando a ser orientado para o apoio a projetos sociais que promovem a transição energética justa em Portugal, em Espanha e no Brasil.

 

Fotodesidratação, e então?

Entidade
Casa da Família - Associação de Solidariedade Social do Acipreste 

Abrangência
Leiria, Alcobaça

Parceiros
Junta de Freguesia de Alcobaça, Refood - Alcobaça

Descrição
Projeto de economia circular que pretender combater o desperdício alimentar e assegurar a segurança alimentar de famílias vulneráveis. Será criada uma rede de recolha de excedentes de fruta de agricultores locais nos picos de produção e posteriormente realizar a sua transformação utilizando um desidratador solar. A fruta desidratada será distribuída às famílias vulneráveis, através do serviço de entrega de cabazes alimentares. 

 

Clubes UP

Entidade
1000Rostos Associação de Ação Social 

Abrangência
Vila Real e Viseu, Armamar, Alijó e Sabrosa

Parceiros
Associação Bagos d'Ouro

Descrição
Projeto de capacitação e inclusão através da economia circular, com a utilização de resíduos têxteis, e sensibilização para o consumo consciente com diferentes públicos-alvo em zonas mais isoladas. Serão criados três clubes de costura, onde serão dinamizadas oficinas de reutilização e economia circular quer para mulheres desempregadas com mais de 45 anos, como para crianças e jovens em situação de vulnerabilidade socioeconómica. Além destas oficinas, serão dinamizadas ações de capacitação e disseminação dirigidas a Técnicos do 3º setor e estudantes.

 

Ciclopes liberta a corrente

Entidade
Drive Impact crl

Abrangência
Lisboa, Lisboa

Parceiros
Associação Jangada do Mundo

DescriçãoO projeto é uma expansão de uma iniciativa focada na mobilidade de jovens em contextos de exclusão e usa a metodologia learning by doing. Inclui: workshops de construção e arranjo de bicicletas; workshops experimentais de painéis solares; workshops de aquecedores sustentáveis; visitas de campo e passeios de bicicleta. O objetivo é dar opções de mobilidade, especialmente aos jovens, bem como promover escolhas sustentáveis no âmbito do aquecimento doméstico

 

Gigantes Verdes

Entidade
VERDE - Associação para a Conservação Integrada da Natureza

Abrangência
Guarda e Porto, Fornos de Algodres, Manteigas, Sabugal, Seia, Felgueiras, Gondomar, Lousada, Paços de Ferreira, Paredes, Penafiel e Valongo

Parceiros
Município de Lousada, Ader-Sousa - Associação de Desenvolvimento Rural das Terras do Sousa Município de Gondomar, Município do Valongo, Município do Sabugal e Município do Fornos de Algodres

Descrição
Projeto de ciência cidadã que passa pela formação de 100 “embaixadores” que têm a responsabilidade de mapear e compilar informação sobre os Gigantes Verdes (nome dado às árvores com mais de 1,5 metros de perímetro de tronco, que são abrigo para múltiplos seres vivos e têm maior capacidade de sequestrar dióxido de carbono da atmosfera). Os dados recolhidos serão disponibilizados numa plataforma partilhada e acessível, que permitirá calcular os serviços de ecossistema prestados pelas árvores e produzir relatórios sobre os valores naturais inventariados. O modelo foi testado na região da Lousada, em 2018.

 

Verd’o Parque Learning Labs: a energia e a sustentabilidade na ótica da economia circular

Entidade
UC Exploratório - Centro Ciência Viva da Universidade de Coimbra

Abrangência
Coimbra, Coimbra

Parceiros
Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental (APPACDM de Coimbra)

Descrição
Projeto de literacia da população, especialmente jovens e pessoas vulneráveis (população com deficiência), através da dinamização de três labs que promovem a transição para as energias renováveis e para uma economia mais sustentável e circular no Parque Verde do Mondego, com apoio de voluntários especialistas. Serão desenvolvidos workshops no "lab smart lighting”, com visita aos postes de iluminação inteligente, construção de kits sobre energia renovável e debates; Workshops no “Lab forno solar”, onde se cozinha e experimenta alimentos confecionados num forno solar; Workshops no “Lab Repair Café" que disponibiliza ferramentas para reparação/reutilização/readaptação de objetos ou equipamentos. 

 

Joyeux Energy on-the-go!

Entidade
Associação VilacomVida

Abrangência
Faro, Lisboa e Porto, Olhão ,Tavira, Vila Real de Santo António, Cascais, Lisboa, Porto e Vila Nova de Gaia

Parceiros
Joyeux Portugal, unipessoal, Lda.

Descrição
Projeto de expansão da atual intervenção, através da criação de um novo formato de venda ambulante dos "produtos Joyeux" com uma carrinha elétrica apoiada por painéis solares. O foco da Associação e dos cafés Joyeux é promover a inclusão social dos jovens-adultos com dificuldade Intelectual e do desenvolvimento, através da criação de oportunidades de emprego. Com este projeto de venda ambulante, a associação terá a capacidade de aumentar o número de beneficiários e de clientes. O projeto prevê a realização de ações de formação sobre sustentabilidade energética direcionadas a beneficiários e colaboradores. 

 

ECAS - Economia, Compostagem, Água e Sustentabilidade

Entidade
Escola Profissional de Desenvolvimento Rural de Alter do Chão

Abrangência
Portalegre, Alter do Chão

Parceiros
Tertuliatroféu

Descrição
Projeto de uso eficiente da água e valorização de subprodutos orgânicos numa escola profissional de desenvolvimento rural. 
São previstas as seguintes atividades: Implementação de um sistema para gestão sustentável da água, com reaproveitamento da água dos duches dos cavalos (cerca de 65 cavalos=3250 litros/dia) para rega da horta e lavagens das instalações pecuárias; Sistema de captação de água pluvial, com a instalação de algerozes nos edifícios; Transformação do estrume dos cavalos em matéria orgânica enriquecida com a água armazenada dos duches dos cavalos. 

 

ENERGIA 100 ID@DE

Entidade
Santa Casa Da Misericórdia De Ponte De Sôr

Abrangência
Portalegre, Ponte de Sôr

Descrição
Instalação de um ginásio fisiátrico gerontológico, privilegiando o uso de equipamentos geradores de energia, com baterias carregáveis e utilizando a realidade virtual e aumentada como fator motivacional e disseminador da importância da transição energética justa. O projeto prevê ainda atividades intergeracionais como workshops sobre o tema e prática do exercício para familias, idosos e crianças; challenge intergeracional; programa de educação ambiental para o pré-escolar. 
 

 

É + Capaz (Energia + Capaz)

Entidade
Associação Centro Ciência Viva de Proença-a-Nova

Abrangência
Castelo Branco, Proença-a-Nova

Parceiros
Agrupamento de Escolas de Proença-a-Nova

Descrição
O projeto tem como objetivo principal proporcionar uma ocupação útil, formativa e terapêutica a jovens com necessidades especiais e deficiência mental ligeira a moderada/média. Prevêem-se ações de formação, sensibilização e capacitação sobre eficiência energética e atividades de produção biológica de plantas aromáticas criando um produto vendável com a marca “É capaz” juntando crianças em idade escolar e adultos com necessidades especiais.

 

On Road!

Entidade
Associação Desportiva Cultural e Social de Carvalhais

Abrangência
Bragança, Brangança, Macedo de Cavaleiros e Mirandela

Parceiros
Junta de Freguesia de Carvalhais e Escola Profissional de Agricultura e Desenvolvimento Rural de Carvalhais/Mirandela

Descrição
Projeto direcionado à população idosa e estudantes que promove um conceito de mobilidade integrado numa freguesia transmontana isolada que deixou de ter transporte público em 2018. Propõe uma solução de mobilidade através da aquisição de uma viatura elétrica de 9 lugares, 10 bicicletas elétricas individuais e 2 cargo bikes elétricas com 2 lugares adicionais. É desenhado para responder aos dois principais públicos residentes nesta localidade, população idosa e estudantes internos da Escola Profissional de Agricultura e Desenvolvimento Rural de Carvalhais. 

 

Eco-Circular Route

Entidade
CERCI Braga

Abrangência
Braga, Amares, Braga e Vila Verde

Parceiros
Cruz Vermelha Portuguesa - Delegação de Braga Município de Braga

Descrição
O projeto tem como principal objetivo combater a exclusão (social, económica e profissional) de pessoas com deficiência e incapacidade. Desenvolve atividades para este público em 3 áreas: Economia Circular, com a criação de uma PopUp de roupa em segunda mão (gerando rendimento para os beneficiários) e atividades de sensibilização para consumo consciente e; Eeficiência energética, com a implementação de medidas como alteração de caixilharias das residências de autonomização e inclusão; Mobilidade, com a aquisição de veículo elétrico para transporte de utentes. 

 

CAIS Recicla

Entidade
CAIS - Associação de Solidariedade Social

Abrangência
Porto, Porto

Parceiros
Filinto Mota, Câmara Municipal do Porto e ESAD LIPOR

Descrição
Projeto de expansão da atual intervenção do Projeto CAIS Recicla (projeto de upcycling) em três dimensões: criação de nova linha de produtos; aumento da capacidade operacional; diversificação da oferta da CAIS Recicla através de um piloto de formação sobre economia circular para crianças entre os 8 e os 10 anos. A candidatura inclui a aquisição de uma viatura elétrica que servirá o dia-a-dia da associação e os workshops sobre economia circular para as crianças dos 8 aos 10 anos.

 

EcoComunidade Guadiana: sustentabilidade em movimento, transformando desafios em oportunidades.

Entidade
Alsud, Cooperativa de Ensino e Formação Profissional do Alengarve, CIPRL

Abrangência
Beja, Mértola

Parceiros
Alsud, Cooperativa de Ensino e Formação Profissional do Alengarve, Município de Mértola, Clube de Futebol Guadiana

Descrição
Projeto que vai adquirir uma viatura elétrica de passageiros (de 9 lugares) e 6 bicicletas elétricas adaptadas ao terreno para uso nas aulas práticas, e que pretende criar um percurso educativo e ambiental no CAMPUS com um folheto digital de exploração e orientação sobre o percurso e dinamizar eventos para promover o património natural do Parque Natural do Vale do Guadiana.

Evento EDP Energia Solidária 2024

Fotografias: Paulo Alexandre Coelho

07 Nov 2024