REVISTA ELECTRA 13 | Fundação EDP

REVISTA ELECTRA 13

Editora

Fundacao EDP

Ano

2021

Preço

Sinopse

Numa época em que a Comida passou a ser moda universal, dedicamos o dossier da edição 13 da Electra a este culto e a esta cultura.

Da história do restaurante à história da alimentação, da gastronomia espectáculo à consagração da figura do chef, das questões ecológicas às interrogações morais, da indústria agro-alimentar à sociedade de consumo - o tema é abordado, nos seus diferentes aspectos, por Patrick Rambourg, Alexandra Prado Coelho, Carlos Alberto Dória, Christopher Kissane, Lisa Abend, Carolyn Steel, e Thomas Macho.

A prestigiada Agência Magnum colabora neste número, através de seis dos seus fotógrafos, que, em vários lugares do mundo, criaram para a Electra imagens originais sobre a alimentação e a comida: Alex Webb (Boston, EUA), Jacob Aue Sobol (Horslunde, Dinamarca), Cristina de Middel (Cidade do México (México), Gueorgui Pinkhassov (São Petersburgo e Moscovo, Rússia), Martin Parr (Bristol, Reino Unido),  e Lindokuhle Sobekwa (Joanesburgo e Thokoza, África do Sul).

Além do dossier dedicado à Comida, esta edição apresenta ainda outros temas de grande interesse. Numa entrevista sobre a sua vida e obra, o reconhecido psicanalista e crítico literário britânico Adam Phillips fala da relação entre estas duas disciplinas. O consagrado fotógrafo espanhol Alberto García-Alix apresenta um trabalho inédito realizado a partir de uma residência artística feita no Museu do Prado, em Madrid. No centenário do nascimento de Clarice Lispector, publica-se um ensaio da autoria de Ricardo Domeneck, que desvenda uma face pouco conhecida desta grande escritora brasileira de origem ucraniana: a da sua relação com a política. Em tempos de pandemia, a arquitecta Daniela Arnaut, escreve um ensaio sobre a relação histórica entre o Hospital e a Cidade, e Afonso Dias Ramos comenta quatro livros que pensam a covid-19 e aquilo que mudou e vai continuar a mudar no mundo.

Nesta Electra 13, o artista visual e escritor sueco Henning Lundkvist faz uma estranha e surpreendente ligação entre duas cidades tão distantes e tão diferentes: Copenhaga e Cabul; Anabela Becho, curadora e investigadora na área da moda, aborda a vida e obra da coutourière francesa Madame Grès, que deu um contributo fundamental à alta-costura parisiense; Nathalie Quintane e Olivia Rosenthal, dois nomes destacados do campo literário e artístico, em França, fazem uma leitura de uma citação de Virginia Woolf; e o escritor Mário de Carvalho fala-nos da palavra “resiliência”.