2009
Gabriel Abrantes
Júri:
Pedro Calapez
Agnaldo Farias
Miguel von Hafe Pérez
Bartolomeu Marí i Ribas
José Manuel dos Santos
Artistas Selecionados:
Gabriel Abrantes
Sónia Almeida
António Bolota
Mauro Cerqueira (menção honrosa)
Bruno Cidra
Hernâni Gil
Margarida Paiva
Gonçalo Sena
A exposição do Prémio EDP Novos Artistas 2009, com a curadoria de Delfim Sardo, João Pinharanda e Nuno Crespo, decorreu de 28 de março a 10 de maio de 2009, no Museu da Eletricidade, em Lisboa. Gabriel Abrantes foi o vencedor desta edição do prémio, na qual o júri atribuiu também uma Menção Honrosa ao artista Mauro Cerqueira. O grupo de artistas finalistas contou com Sónia Almeida, António Bolota, Bruno Cidra, Hernâni Gil, Margarida Paiva e Gonçalo Sena.
Gabriel Abrantes apresentou uma instalação baseada num vídeo. O filme, criado num estilo "kitsch", foi montado em três capítulos distintos, e narra a história de um casal de homens homossexuais que decide ter um filho, um desejo que envolve várias peripécias, e é até marcado por mortes dramáticas em desastres de automóvel.
Biografia
Gabriel Abrantes nasceu nos Estados Unidos da América, em Chapel Hill, Carolina do Norte, em 1984. Completou a licenciatura em Cinema e Artes Visuais na The Cooper Union for the Advancement of Science and Art (Nova Iorque, 2006), e uma pós-graduação no Le Frenesnoy Studio National des Arts Contemporains (Tourcoing). Expõe individualmente desde 2002. Recebeu numerosos prémios, incluindo o Leopardo de Ouro para a Melhor Curta-Metragem Internacional, no Festival de Cinema de Locarno 2010, pelo seu filme A History of Mutual Respect. Vive e trabalha em Lisboa.