Grande Prémio Fundação EDP Arte 2007 | Fundação EDP

Grande Prémio Fundação EDP Arte 2007

2007
Eduardo Batarda

Júri
António Mexia
Eduardo Lourenço
Alexandre Melo

João Pinharanda
João Marques Pinto
Raquel Henriques da Silva
Vicente Todolí

Eduardo Batarda foi o artista distinguido na edição de 2007 do Grande Prémio Fundação EDP Arte. Uma homenagem a "uma das obras mais originais da pintura contemporânea, mesmo a nível internacional", salientou o crítico de arte Alexandre Melo. "A obra do Eduardo Batarda é extremamente original - e radical nessa originalidade. Em 40 anos de carreira, ele teve sempre um trabalho fortíssimo e absolutamente pessoal, no sentido em que afirmou continuamente uma diferença, uma especificidade às vezes quase provocatória em relação ao que eram as correntes mais vistas, mais faladas e mais visíveis em cada período", acrescentou.

A exposição do Grande Prémio EDP 2007, intitulada Outra vez não, esteve patente no Museu de Serralves, entre 26 de novembro de 2011 e 25 de março de 2012.

Biografia

Fotografia: Paulo Alexandre Coelho

Eduardo Batarda nasceu em Coimbra, em 1943. Estudou na Escola Superior de Belas-Artes de Lisboa, sendo diplomado com o curso de Pintura e o curso complementar de Pintura (1968), e pós-graduado no Royal College of Art, em Londres. Foi bolseiro da Fundação Calouste Gulbenkian (1971-1974), onde obteve o diploma de MaRCA e recebeu os prémios Sir Alan Lane e John Minton. Está representado no Centro de Arte Moderna da Fundação Calouste Gulbenkian e nas coleções do Museu Nacional de Arte Moderna, bem como em coleções privadas na Europa, Reino Unido e Estados Unidos da América. Em 1986, foi-lhe atribuído o prémio telegráfico Homeostética.

Not again /Outra Vez Não

Exposição realizada no Museu de Serralves, entre 26 de novembro de 2011 e 25 de março de 2012. Fotografias: Alex Gandum.