Grande Prémio Fundação EDP Arte 2000 | Fundação EDP

João Pinharanda
António Rodrigues
Vicente Todolí

A primeira edição do Grande Prémio Fundação EDP Arte distinguiu a artista Lourdes de Castro, um nome indiscutível na galeria dos artistas portugueses da segunda metade do século XX.

A exposição intitulada O Grande Herbário das Sombras teve lugar no Centro de Arte Moderna da Fundação Calouste Gulbenkian, em Lisboa, entre 22 de novembro de 2002 e 19 de janeiro de 2003.

Biografia

Lourdes Castro nasceu em 1930, no Funchal. Frequentou o curso de Pintura na Escola de Belas-Artes de Lisboa (1950-1956). Radicada em Paris desde 1958, regressou à ilha da Madeira em 1983, onde reside. A sua obra, desenvolvida a partir de finais da década de 50, aprofunda uma pesquisa sobre a sombra enquanto desmaterialização e redefinição do objeto. Tendo sido uma das fundadoras do grupo e da revista KWY, Lourdes Castro tem vindo a apresentar a sua obra em inúmeras exposições realizadas em Portugal e no estrangeiro. São de destacar as suas múltiplas presenças na Bienal de São Paulo.