Bairros com energia | Fundação EDP

Bairros com energia

Image removed.

A Fundação EDP promove o projeto Bairros com Energia, que consiste na criação de 4 workshops nos bairros camarários da Alta de Lisboa, Bairro do Rego, Vale de Alcântara e Vale de Chelas.

Organizados em parceria com o Iminente, plataforma que proporciona experiências de cultura urbana, o projeto vai promover os workshops comunitários assentes na convicção de que as comunidades desempenham um papel chave na preservação e no desenvolvimento dos espaços onde estão inseridos, contribuindo para a construção de cidades mais coesas e sustentáveis.

As intervenções, que terão como destinatários participantes de diferentes gerações, pretendem criar dinâmicas colaborativas e de cocriação entre associações, arquitetos, artistas e comunidade para construir soluções para um futuro mais sustentável em cada bairro.

O projeto Bairros com Energia insere-se na estratégia de inovação social da Fundação EDP, que tem trabalhado ativamente na área do impacto comunitário, com foco na inclusão de pessoas e comunidades em situação vulnerável a par com a sustentabilidade.

Alta de Lisboa
Participantes: 20 participantes com +15/16 anos

O workshop, capitalizando o know-how do atelier de arquitetura MOB, pretende expor os participantes a algumas ferramentas da arquitetura para pensar e intervir num espaço concreto do bairro — a garagem que serve de espaço coletivo. Utilizando como por exemplo o policarbonato, um material sustentável e reciclável e iluminação LED, uma fonte de iluminação eficiente com consumos reduzidos, o projeto pretende responder a necessidades comunitárias com um posicionamento sustentável, criando assim uma maior sensibilização a estas práticas.

Bairro do Rego
Participantes: 20 participantes entre os 14 e os 70 anos

Workshop que tem como objetivo a sensibilização para a sustentabilidade ambiental através da criação de espaços de fruição no bairro. Em parceria com a Associação cultural e ambiental Mergulho Urbano, tem como resultado final a construção e montagem de uma mesa de ping-pong e a criação e instalação de sombras - produzidas com materiais recuperados e reciclados para serem instaladas no pátio adjacente à associação.

Vale de Alcântara
Participantes: 20 participantes com +8 anos

Com a Associação Juvenil Claro será desenvolvido o projeto Torre PLSTIK que consiste na construção de skates e de raquetes de ping-pong a partir da transformação de embalagens plásticas. O objetivo é democratizar o desporto e gerar impacto positivo ao sensibilizar as comunidades para o problema do descarte incorreto do material plástico, ofe¬recendo alternativas circulares e amigas do ambiente.

Vale de Chelas
Participantes: 15 a 20 participantes entre os 8 e os 25 anos

Implementação de hortas horizontais e verticais e uma estação de compostagem, no conjunto habitacional do Bairro da Curraleira, em parceria com a UP Farming. Com este projeto pretende-se despertar o interesse das crianças e jovens, pelo cultivo coletivo, pela biodiversidade, pela alimentação e consumo sustentável, promovendo a conservação do meio ambiente e o bem-estar social, físico e mental da comunidade local.

Fotografias: Chris Costa