Solar Solidário | Fundação EDP

O planeta precisa de uma energia mais verde e inclusiva, onde o sol alimente todos, sem exceção.

Em 2021 foram dados os primeiros passos do Programa Solar Solidário e, com o apoio da Fundação EDP e da Fundación EDP, estão a ser instalados painéis solares em Instituições de Solidariedade Social em Portugal e Espanha, um projeto ibérico para que as comunidades possam consumir e partilhar energia solar entre si, apoiando também vizinhos mais vulneráveis e reduzindo significativamente as suas faturas de energia.

O programa tem dois modelos de intervenção:

Autoconsumo Individual (ACI): transformar instituições (tipicamente sociais) em produtoras, promovendo a utilização de energia solar a custos mais acessíveis para as mesmas

Autoconsumo Coletivo (ACC): cobrir os custos da energia auto-produzida consumida pelas famílias vulneráveis vizinhas dessas instituições

A Fundação EDP e a EDP Comercial assinaram ainda um protocolo de colaboração com a CNIS (Confederação Nacional das Instituições de Solidariedade) que visa a produção de energia solar em IPSS, a qual pode ser para autoconsumo ou para apoiar famílias vulneráveis vizinhas da instituição. As instituições que aderirem têm acesso a um programa que lhes permite começar o caminho para a transição energética, podendo beneficiar de poupança no consumo com a inerente redução de despesas. Assim, ainda em 2021, optou-se por trabalhar com instituições associadas da CNIS, que instalaram painéis solares no modelo as-a-service, cujas mensalidades serão financiadas pela Fundação EDP ao longo do ano de 2022. Adicionalmente, de forma a também beneficiar os vizinhos vulneráveis do Bairro Solar a ser criado com a APDAF (Associação para a Promoção e Dinamização do Apoio á Família), assumimos o compromisso de oferecer a essas famílias, durante 2022, um crédito mensal na fatura de energia equivalente ao que irão ter quando a comunidade solar estiver em pleno funcionamento.

Programa Solar Solidário insere-se na estratégia de inovação social da Fundação EDP, trabalhando ativamente para uma transição energética justa, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida das pessoas no sentido de aumentar a eficiência energética e combater a pobreza energética das instiuições e das famílias.