THE TIME MACHINE | Fundação EDP >

THE TIME MACHINE

Da longa história da eletricidade, estas fotografias são resultado e testemunho: o fotógrafo necessitou da luz artificial para as realizar e os seus objetos são precisamente alguns dos lugares, máquinas e instrumentos que servem para produzir de modo artificial esse fenómeno físico natural.
O que Edgar Martins nos oferece em The Time Machine são imagens de cenários futuristas desenhados décadas atrás que, nas suas palavras, revelam um “passado de exaltante inovação tecnológica e de crença otimista no futuro”. Fotografias que podem ser vistas de 11 de janeiro a 17 de março de 2013, na Galeria Fundação EDP Porto.

Edgar Martins nasceu em Évora, cresceu em Macau e vive em Inglaterra. Com uma formação em Belas Artes e Fotografia, primeiro no London Institute e depois no Royal College of Art, tem o seu trabalho representado internacionalmente em numerosas coleções como as do Victoria & Albert Museum (Londres), National Media Museum (Bradford), Dallas Museum of Art (EUA), Fundação Calouste Gulbenkian, Fundação EDP ou Fondation Carmignac (Paris). A sua primeira monografia, intitulada Buracos Negros e Outras Inconsistências, recebeu vários prémios, incluindo o Thames & Hudson e RCA Society Book Art Prize e o Jerwood Photography Award de 2003.

Entre 2006 e 2011, Edgar Martins publicou outros trabalhos, expostos internacionalmente em várias instituições, de entre as quais se destacam PS1 MoMA (Nova Iorque), Centro Cutural de Belém, Museu do Oriente, Centro Cultural Hélio Oiticica (Rio de Janeiro), The New Art Gallery Walsall (Walsall, Inglaterra), entre outras.

Em 2010, o Centre Culturel Calouste Gulbenkian (Paris) acolheu a primeira exposição retrospectiva do artista. Entre 2008 e 2010, Edgar Martins foi galardoado com o New York Photography Award, o prémio BES Photo e o SONY World Photography Award.
Mais recentemente o artista venceu o 2010 International Photography Awards (categoria Fine Art—Abstract), tendo também sido nomeado para o célebre Prix Pictet 2009. Foi selecionado para representar Macau na 54ª edição da Bienal de Veneza.

Imagens da exposição

Fotografias: Ricardo Castelo

10 Jan 2013