Fundação EDP promove Inovação e Transição Energética Justa em Castelo Branco | Fundação EDP

Fundação EDP promove Inovação e Transição Energética Justa em Castelo Branco

Fotografia Evento Castelo Branco
Fotografia: Sara Peres

Dia 13 de novembro, a cidade de Castelo Branco foi palco do evento “Beira Baixa com Energia”, uma iniciativa da Fundação EDP, realizada em parceria com a EDP, a ALAD | Amato Lusitano – Associação de Desenvolvimento, através da Incubadora Social IN de Castelo Branco, e a Universidade de Évora. O encontro, ocorrido na AEBB | Associação Empresarial da Beira Baixa, teve como principal objetivo fomentar uma transição energética justa e inclusiva, promovendo a inovação entre jovens e o desenvolvimento de soluções sustentáveis para os desafios energéticos atuais.

Durante o evento, 17 equipas de estudantes foram incentivadas a criar e apresentar propostas inovadoras para uma transição energética acessível e sustentável. Em formato de pitch, as equipas expuseram suas ideias a um painel de júri, que avaliou cada proposta com base na criatividade e na viabilidade de implementação.

O painel contou com especialistas de áreas estratégicas para a transição energética e a inovação social: Vanda Martins, Administradora da Fundação EDP responsável pela área de Inovação Social, Luísa Bernardes, Representante do Centro da Portugal Inovação Social, João Carvalhinho, Secretário Executivo Intermunicipal da Comunidade Intermunicipal da Beira Baixa, Nuno Caseiro, Professor do Instituto Politécnico de Castelo Branco, e Afonso Cavaco – Investigador da Universidade de Évora. Os jurados selecionaram três equipas finalistas para uma segunda fase, premiando-as pelo potencial de inovação e impacto social, que pretendem trabalhar o património natural e biodiversidade, a eficiência energética e energias renováveis, e a inclusão energética

Essas equipas foram reconhecidas com um cabaz de produtos sustentáveis e terão acesso a sessões de mentoria individualizadas com especialistas de entidades sociais locais. O apoio visa fortalecer as propostas, aumentando o impacto social e a viabilidade de cada projeto a longo prazo.

"Iniciativas como o 'Beira Baixa com Energia' são essenciais para promover a inovação e envolver os jovens na procura de soluções sustentáveis para os desafios da transição energética justa, especialmente nas regiões do interior, refletindo o compromisso da Fundação EDP em apoiar o desenvolvimento e a sustentabilidade", destacou Vanda Martins, administradora da Fundação EDP responsável pela área de Inovação Social.

O evento encerrou com um balanço positivo, reforçando o compromisso da Fundação EDP e das instituições parceiras em promover uma transição energética inclusiva e sustentável. Com iniciativas como “Beira Baixa com Energia”, a região da Beira Baixa fortalece-se como um palco de inovação e contribuição ativa para os desafios energéticos do futuro, envolvendo jovens e parceiros locais em um movimento coletivo pela sustentabilidade.

A primeira equipa trabalhou o tema “Património Natural e Biodiversidade” e a proposta apresentada combina tecnologia, cidadania ativa e incentivos para promover a sustentabilidade e sensibilizar os jovens para a problemática da poluição ambiental.

A segunda equipa trabalhou o tema “Eficiência Energética e Energias Renováveis” e a proposta visa melhorar as condições térmicas das residentes de estudantes, implementando sistemas para ajuste e/ou desligamentos dos aquecedores, otimizando o seu uso.

A terceira equipa trabalhou o tema “Inclusão Energética” e a proposta visa sensibilizar para o uso de fontes renováveis e promover a conscientização sobre consumo sustentável através do desporto.

18 Nov 2024