Unidade de internamento em pedopsiquitaria inaugurada em Coimbra

O Hospital Pediátrico de Coimbra abriu as portas da nova Unidade de Internamento em Pedopsiquitaria, a única que existe atualmente na região Centro do País.

No centro do país existem cerca de 300 mil jovens, com menos de 18 anos e o hospital estima que entre 15 a 20% podem vir a sofrer de doença mental. Até agora, todos os jovens com necessidade de internamento de psiquiatria ficavam no serviço de adultos, na pediatria geral ou então eram encaminhados para unidades em Lisboa ou no Porto.

A nova unidade do Hospital Pediátrico de Coimbra, que terá uma equipa com profissionais de saúde, conta com uma média de 120 internamentos por ano, tendo em conta as cerca de 1200 urgências previstas para 2016.

O projeto, que contou com um investimento de 135 mil euros da Fundação EDP, foi um dos vencedores da edição de 2015 do Programa EDP Solidária Saúde. Nesse ano, o EDP Solidária Saúde apoiou 12 projetos nas áreas da Psiquiatria da Infância e da Adolescência e da Cardiologia, seis dos quais em centros hospitalares do Serviço Nacional de Saúde, num investimento superior a 1,2 milhões de euros.

O internamento de Pedopsiquiatria é o terceiro projeto apoiado pela Fundação EDP no Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra. A Fundação EDP contribuiu para o financiamento do Centro de Simulação Biomédica em 2009. Cinco anos depois, investiu na criação do Centro de Tumores Oculares. Até então, os doentes com tumores intra-oculares, com indicação para radioterapia localizada, eram enviados pelo Serviço Nacional de Saúde para tratamentos no estrangeiro.