Manual para implementar um hub comunitário

O Social Hub Fundação EDP é uma metodologia de trabalho em rede promovida pela Fundação EDP, que capacita e envolve um conjunto de parceiros para a intervenção comunitária, numa dinâmica colaborativa de promoção da inclusão social.

Verificou-se que muitos dos projetos, organizações sociais, entidades públicas que trabalham num mesmo território ou na mesma área de intervenção - frequentemente com objetivos comuns e interligados - tendem a atuar isoladamente e a encarar-se mais numa perspetiva concorrencial do que colaborativa, o que fomenta a duplicação de esforços e desperdício de recursos.

Face a estes desafios, o Social Hub Fundação EDP pretende ser um eixo agregador que promove o alinhamento, a colaboração e partilha entre os vários parceiros num determinado território desfavorecido, com a finalidade de melhorar a qualidade de vida desta população e capacitar um conjunto de organizações e projetos locais para uma abordagem mais eficaz de trabalho territorial.

Depois de uma experiência piloto em S. Brás, na Amadora, e em Paranhos, no Porto, esta metodologia está já a ser aplicada no município de Campo Maior, no Alentejo, e nos territórios de Alfândega da Fé e Torre de Moncorvo.

Poderão ser embaixadores do Social Hub Fundação EDP todas as entidades ou stakeholders que visem o desenvolvimento social através da dinamização de redes de colaboração locais.

Para tal, a Fundação EDP disponibiliza a versão digital do "Social Hub: Manual de suporte à implementação desta metodologia."

Os pedidos devem ser feitos através deste LINK.

Consulte a estrututa do manual: