Quatro exposições marcam programa inaugural do MAAT

O programa inaugural do Museu de Arte, Arquitetura e Tecnologia começa com a inauguração de quatro exposições nas salas renovadas do edifício da Central Tejo.

Lightopia
de 30 de junho a 4 de setembro

Curadoria: Vitra Design Museum + Jolanthe Kugler
Sala de Exposição: Central 1

Lightopia analisa a forma como a luz elétrica revolucionou o nosso ambiente como quase nenhum outro meio, apresentando exemplos da sua aplicação e reinvenção nos domínios da arte, design, arquitetura e muitas outras disciplinas.
Lightopia é um projeto realizado e comissariado pelo Vitra Design Museum em parceria com a Fundação EDP.
A exposição esteve patente entre 28 de setembro e 16 de março de 2014, na sede do Vitra Design Museum, em Weil am Rhein (Alemanha) e, entre abril de 2014 e março de 2015, viajou para o Espace Fondation EDF in Paris e para o Design Museum Gent, na Bélgica.

Segunda Natureza

Curadoria: Luísa Especial + Pedro Gadanho
Sala de Exposição: Central 2

A Coleção de Arte Fundação EDP constituiu, desde o seu início, uma aposta num
investimento cultural que reflete a produção artística portuguesa contemporânea e acompanha a ação plural da Fundação EDP no campo das artes.
Segunda Natureza é a primeira de uma série de exposições que apresentarão olhares sobre a Coleção de Arte Fundação EDP.
A exposição foca-se nas representações artísticas do mundo natural quando tomamos consciência que já não existe Natureza intocada pela cultura humana. Esta primeira seleção de obras da coleção conta com curadoria de Luísa Especial e do diretor do MAAT, Pedro Gadanho.

Siloquies and soliloquies on death, life and other interludes
Edgar Martins

Curadoria: Sérgio Mah
Sala de Exposição: Central Tejo / Cinzeiro 8

Exposição individual do fotógrafo português residente em Londres. Um projeto inédito de um artista português de reconhecimento crescente, como será regra na renovada sala do Cinzeiro 8. A curadoria da exposição é de Sérgio Mah.

Artists’ Film International

Parceria: WhiteChapel Gallery
Curadoria: Inês Grosso
Sala de Exposição: Central Tejo / Sala das Caldeiras

A exposição “Artists’ Film Internacional” irá apresentar um conjunto de artistas internacionais com obras em filme, vídeo e animação. As obras serão projetadas em espaços adjacentes à maquinaria industrial da Central Tejo, convidando à descoberta da arte no âmbito de um percurso museológico dedicado à ciência e produção de energia.
A Artists’ Film Internacional é um projeto colaborativo iniciado pela Whitechapel Gallery, (Londres), e organizado anualmente por um grupo de 16 instituições internacionais, entre outras, Istanbul Modern (Istanbul), Fundación Proa (Buenos Aires) e National Centre for Contemporary Arts – NCCA (Moscovo).

Imagem:

Chromosaturation, 1965/2013