Fundação EDP apoia projeto de conservação do Museu da Levada de Tomar

Resultado da 2ª edição do Programa Fundação EDP - Ilumina o Património, os equipamentos e maquinaria da Central Elétrica do Museu da Levada de Tomar foram renovados. O projeto visa a salvaguarda do património cultural material, para garantir a sua acessibilidade às gerações presentes e futuras.

A intervenção considerou o objectivo traçado inicialmente, que compreende a preservação dos equipamentos in situ em estado não operacional, respeitando as características ou marcas do equipamento e suas componentes - desde a sua desfuncionalização e a cessação do contexto industrial a que reportam, até ao processo de musealização em curso.

Esta Central faz parte do conjunto industrial da Levada que o Município de Tomar tem vindo a preservar, nomeadamente com a criação do Museu da Levada, e está intrinsecamente ligada ao inicio da iluminação pública a eletricidade da cidade, que remonta a 1902.

Para mais informações, consultar o site