Inovação Social | Social Hub da Fundação EDP

Social Hub da Fundação EDP

O Social Hub da Fundação EDP é um conceito inovador da Fundação EDP que permite encontrar respostas para problemas sociais de uma determinada comunidade, através da  partilha de conhecimentos, competências e ferramentas entre todas as instituições a trabalharem no terreno. Com este "trabalho em rede" é possível às diversas instituições cooperarem entre si, aumentado a sua eficácia e gerando respostas mais coerentes e mais sólidas.

Numa fase piloto, que teve início em 2010 e terminou em 2013, a metodologia do Social Hub da Fundação EDP foi aplicada na freguesia de Paranhos, no Porto, e a freguesia de São Brás, no concelho da Amadora, em Lisboa, dois territórios com graves problemas de exclusão social, em que se destaca o fraco nível de escolaridade, delinquência juvenil, violência doméstica, alta taxa de desemprego, baixo rendimento e toxicodependência.

Os projetos que constituem o Social Hub atuam nas áreas da inclusão pela Educação, pela Saúde Mental e Física, pelo Empreendedorismo, Capacitação Comunitária e Voluntariado. O modelo de sustentabilidade tem um foco central na capacitação da comunidade, para que seja ela própria construtora do seu futuro e na criação de sinergias com o poder local, sector privado e outros agentes sociais.

Após esta fase piloto, na qual o Social Hub Fundação EDP contava com 7 950 beneficiários diretos e uma rede alargada de parceiros, surgiu o desafio de aplicar esta metodologia ao município alentejano de Campo Maior, através de um projeto mais alargado e com ambição de tornar-se uma referência a nível europeu.

Em 2014, o modelo do Social Hub Fundação EDP foi alargado aos territórios transmontanos de Alfândega da Fé e Torre de Moncorvo e, desde 2013, que esta metodologia está a ser aplicada fora de Portugal, na região de Aparecida, em São Paulo, numa estreita colaboração da Fundação EDP com o Instituto EDP Brasil.

A avaliação deste modelo é um elemento chave do projeto e está a cargo do IES - Instituto de Empreendedorismo Social, entidade parceira e co-fundadora do Social Hub Fundação EDP.