Inovação Social | Programa EDP Solidária

Programa EDP Solidária

O EDP Solidária é uma linha de investimento social, promovida pela Fundação EDP, que tem como objectivo o apoio a projetos que melhorem a qualidade de vida de pessoas socialmente desfavorecidas, a integração de comunidades em risco de exclusão social e a promoção do empreendedorismo social.

Este programa, criado em 2004, apoia no terreno crianças, idosos, portadores de deficiência e famílias carenciadas. Pessoas em situação vulnerável que, através deste apoio, conseguem uma maior inclusão nas comunidades e uma melhoria da sua qualidade de vida.

Em 2015, o EDP Solidária passou a estar estruturado em três programas anuais:

. Inclusão social

. Saúde

. Educação

10 ANOS: 7 MILHÕES INVESTIDOS EM 263 PROJECTOS

Entre 2004 e 2014, o Programa EDP Solidária apoiou mais de 260 projetos, contribuindo para melhorar as condições de vida de mais de 650 mil pessoas em situação vulnerável, em todos os distritos do país. Em 10 anos, este programa traduz já um investimento de cerca de 7 milhões de euros por parte da Fundação EDP que permitiu, por exemplo:

. melhorar acessos e infraestruturas em habitações próprias e centros de apoio a pessoas com necessidades especiais;

. promover a inclusão de centenas de crianças em projetos e atividades lúdico pedagógicas e ocupando milhares de horas dos seus tempos livres;

. apoiar a preservação de ofícios em desuso, como a tecelagem, artesanato, costura e cestaria, dando formação a profissionais e fornecendo equipamentos necessários;

. fomentar o envolvimento comunitário, promovendo a inclusão social no acesso a serviços como cabeleiro social, ginásio social, gabinetes de apoio ao cidadão e oficinas móveis:

. ajudar autarquias a implementar Hortas Comunitárias, através da distribuição de talhões, formação em agricultura e na promoção de boas práticas ambientais, permitindo que 3500 pessoas beneficiem já destes equipamentos.

A relação entre a Fundação EDP e as instituições vai além do ato de financiar, uma vez que o Programa EDP Solidária assenta também no acompanhamento que a Fundação EDP faz das atividades aos seus parceiros, através da monitorização dos projetos e do impacto social por eles gerado.