Inovação Social | Outros Parceiros e iniciativas

Outros Projetos

Operação Nariz Vermelho

A Fundação EDP é Parceiro para a vida Operação Nariz Vermelho desde 2005. Esta instituição desenvolve um programa de visitas de palhaços profissionais, com formação especializada no meio hospitalar, a crianças internadas nos serviços pediátricos de 13 hospitais da Grande Lisboa, Coimbra Porto e Braga. Este programa é realizado em estreita colaboração com os profissionais de saúde. São realizadas cerca de 40 mil visitas todos os anos.

IES powered by INSEAD

Em 2011, a Fundação EDP uniu-se à IES-Social Business School para lançar em Portugal formação de qualidade com o selo de excelência da escola de negócios INSEAD. Nasceram assim os programas de formação IES powered by INSEAD: o INSEAD Social EntrepreneurshipProgramme (ISEP), uma formação intensiva para líderes e gestores do sector social e de áreas de responsabilidade social; e os bootcamp em Empreendedorismo Social, dirigidos a pessoas que têm uma ideia – ou já uma iniciativa – para um projeto com impacto social.

Esta aposta, que conta também com o apoio da Câmara Municipal de Cascais, tem dado frutos visíveis. Projetos como o negócio social Speak e Vintage for a Cause são apenas dois, entre vários, que nasceram no âmbito destas ações de formação.

Em 2014 foi lançado o programa Scalling 4 Impact, uma formação intensiva dirigida a equipas de organizações ou projetos que querem construir um plano de crescimento sustentável e maximizar o seu impacto.

MIES – Mapa de Inovação e Empreendedorismo Social

O MIES – Mapa de Inovação e Empreendedorismo Social é um projeto de pesquisa que está a identificar iniciativas inovadoras que estão em curso, em todo o país, de forma a criar conhecimento e a divulgar os casos de sucessos e boas práticas.

O objetivo é muito claro: contribuir para o conhecimento e competitividade de um novo mercado de inovação e empreendedorismo social em Portugal. O MIES nasceu no início de 2013, contando com o apoio da Fundação EDP, entre outras entidades. Até ao final desse ano foram feitas 962 entrevistas a pessoas que, pela sua experiência profissional ou pessoal, estão em contacto com iniciativas que promovam a transformação social.

Programa Fortalecer para Crescer

A Fundação EDP apoia esta instituição, desde 2008, na área da formação dos músicos. O projeto pretende contribuir, através da música, para a humanização de contextos de saúde e ambientes sociais fragilizados. Ajuda na melhoria da qualidade de vida das pessoas internadas nos hospitais, fomenta a mudança de atitudes e comportamentos dos profissionais, melhora o quotidiano desses profissionais com a introdução de um elemento de reconhecido valor na redução do stress e tensão e proporciona um ambiente mais humanizado.

Em 2010, a Fundação EDP apoiou a ação “Fortalecer para Crescer”, gerida pela TESE - Associação para o Desenvolvimento pela Tecnologia, Engenharia, Saúde e Educação. O objetivo foi o de fortalecer a Associação Música nos Hospitais, de forma a ganhar escala, potenciando um crescimento sustentável e tornando este projeto  numa referência no setor social. Para tal, foi levada a cabo uma reestruturação organizativa e áreas como planeamento estratégico, marketing institucional e angariação de fundos foram repensadas e agilizadas.

Cozinha com Alma

Este projeto nasce da necessidade de encontrar respostas para combater a fome em Portugal. Sabe-se que existem cada vez mais portugueses que, mesmo precisando, não recorrem a ajuda. É a pobreza escondida, para a qual não há estatísticas. Pensando nestas situações, no primeiro trimestre de 2012 surgiu o projeto Cozinha com Alma. A Fundação EDP é o mecenas principal desta iniciativa, desde o primeiro momento.

Cozinha com Alma é um take away solidário, aberto ao público em geral, em que todo o lucro é aplicado numa Bolsa Social que visa apoiar famílias de classe média/média baixa em graves dificuldades financeiras. Estas famílias são selecionadas pela Comissão Social de Freguesia. O preço por refeição pago por cada beneficiário da Bolsa Social varia consoante a situação financeira de cada família.

Transformers

A Fundação EDP é o principal financiador e patrocinador dos Transformers nas áreas de divulgação, espaço, interacção com outros projectos e assessoria jurídica.

Transformers é um projeto de voluntariado que mobiliza “Mentores” do desporto, das artes e de outras áreas para organizarem atividades inspiradoras para  jovens em escolas, hospitais e centros de acolhimento, de modo a que estes  se “transformem” e encontrem uma forma de se exprimir e intervir positivamente na comunidade.

Saiba mais >>

Bolsa de Valores Sociais

A Bolsa de Valores Sociais (BVS) nasceu no Brasil como um projeto de responsabilidade social da BOVESPA. Esta iniciativa chegou a Portugal, em 2009, como um mecanismo inovador de financiamento para o setor social, promovendo o encontro entre organizações da sociedade civil, promotoras de projetos com impacto social, com investidores sociais, empresas ou cidadãos, dispostos a apoiar essas organizações através da compra das suas ações sociais.

O apoio da Fundação EDP, da Euronext e da Fundação Calouste Gulbenkian garantiu o financiamento da BVS com vista ao seu crescimento, consolidação e autossustentabilidade futura.

Entre 2009 e 2015, quando terminou a sua atividade, a BVS contou com cerca de 50 projetos cotados. Todavia, a evolução global da atividade da BVS e, em particular, a angariação de fundos para os projetos sociais com os quais colaborou, ficou aquém do esperado. O tempo e a experiência demonstraram que a BVS dificilmente seria autossustentável, a médio ou longo prazo, uma vez que as necessidades próprias de financiamento tendiam a ser superiores ao valor captado para investimento social.