Inovação Social | Missão

Soluções que geram Mudanças

A Fundação EDP ambiciona ser a referência da inovação social em Portugal, criando soluções entre o Estado e o Mercado, capacitando e elevando padrões de avaliação do investimento social.

A missão da Fundação EDP na área da inovação social passa por levar para a "Economia Solidária" a noção e a prática do empreendedorismo social e da sustentabilidade, fundamentais para o desenvolvimento e para a sobrevivência das organizações sociais.

Gerir bem os escassos recursos disponíveis na economia solidária implica fazer opções, estabelecer prioridades e comunicar com total transparência as decisões tomadas, é ainda mais relevante quando o País atravessa um longo período de crise económica, que atinge de forma significativa as organizações sociais e alastram os fenómenos de exclusão e da pobreza na sociedade portuguesa.

A Fundação EDP procura novas soluções para velhos problemas, afastando-se da lógica do apoio assistencialista e da filantropia do donativo. Atuar nas origens, procurar fórmulas promover a colaboração entre todas as “Partes Interessadas”, partilhar conhecimentos, disseminar ferramentas de gestão e de capacitação dos recursos humanos das organizações, fomentar uma cultura de resultados, procurar a sustentabilidade dos projetos – tudo isto é fundamental para quebrar os ciclos viciosos e de dependência. Mas não é suficiente. E é aqui que entram as escolhas, ou seja, a determinação de seguir um rumo e dar eficácia aos recursos investidos.

Respeitando esses princípios e continuando a apostar no investimento social sobre a prática do subsídio, a Fundação EDP estrutura a sua participação em três pilares: Programa EDP Solidária, Negócios Sociais e projetos próprios.

Quando se propõe à sociedade soluções que geram a mudança de comportamentos sociais, e quando se adota este princípio como o primeiro dos valores estratégicos, tal prossupõe uma definição mais clara da identidade de quem os promove. Não é possível gerar a mudança na sociedade sem reforçar a perceção que a sociedade tem do trabalho que a Fundação EDP realiza.


PROGRAMAS DE APOIO E PARCERIAS