Inovação Social | Arte Pública

Arte Pública Fundação EDP

Várias linguagens artísticas, num processo participativo em que artistas e população colaboram no desenvolvimento de intervenções artísticas de variados tipos e em diálogo com o património construído, a cultura e as tradições locais. A arte como instrumento de inclusão social – é este o mote do projeto Arte Pública Fundação EDP.

Com orientação para territórios de baixa densidade a nível nacional, este projeto visa o acesso à arte e o envolvimento da população em novas experiências culturais, bem como estimular o desenvolvimento local através da realização de obras de arte pública em meio rural.

Em termos de dispersão geográfica, o projeto estará presente em Trás-os-Montes (Alfândega da Fé, Torre de Moncorvo, Miranda do Douro e Mogadouro), Ribatejo (Vila da Marmeleira, Assentiz, São João da Ribeira e Ribeira de São João), Alentejo (Campo Maior, Ouguela e Degolados) e Algarve (Vila do Bispo, Barão de S. João, São Bartolomeu de Messines, Alte e Alportel).

O projeto prevê parcerias com instituições e coletividades locais ligadas às artes. Em Campo Maior (Mayor.art), numa parceria com a Associação Coração Delta, no Algarve, o WATT? em parceria com o LAC (laboratório de atividades criativas), em Trás-os-Montes, o Voltagem em parceria Rede Inducar e, por fim, no Ribatejo, o UniArt, parceria com as Produções Fixe.

Nas diferentes localidades, os projetos serão operacionalizados por estes parceiros do seguinte modo: Uma primeira fase de apresentação dos artistas; segunda fase de apresentação de propostas; terceira fase de intervenções artísticas; quarta e última fase com visitas guiadas.

Nas localidades de Trás-os-Montes, associadas ao projeto estão os artistas Gabriela Vaz Pinheiro, Nuno Pimenta, Sofia Borges, R2 Design, FAHR 021.3, alunos do Mestrado em Arte e Design para o Espaço Público, Cristina Mateus, Fernando José Pereira, MAR, Pedro Almeida, Miguel Schreck e Ricardo Santos. No Ribatejo, as intervenções estarão a cargo do artista João Seguro, SAMINA, Alecrim e Desejos Urbanos. Silveirinha, NADA, ORPHÃO e André Clérigo são os artistas envolvidos nas intervenções no Alentejo. Já na região algarvia XANA, Mariana A Miserável, Jorge Pereira, Menau, Padure, Susana Gaudêncio e Tiago Batista protagonizam este projeto.

Acompanhe cada um dos projetos nas páginas oficiais:

WATT? - https://www.facebook.com/WATT-Um-Projecto-Art%C3%ADstico-Para-a-Comunidade-595740513925731/

Mayor.art - https://www.facebook.com/mayor.art4/

Voltagem - https://www.facebook.com/voltagemtmad/?fref=ts