Exposições

Suite Rivolta:

O feminismo radical de Carla Lonzi e a arte da revolta

Vários

16 outubro 2015 a 31 janeiro 2016

Museu da Eletricidade

Comissários: Anna Daneri e Giovanna Zapperi

A Fundação EDP acolhe, mais uma vez, a exposição da secção Passagens do festival internacional de cinema DOCLisboa.

Na edição de 2015, apresentamos a exposição Suite Rivolta.

"Suite Rivolta investiga a possibilidade de repensar o feminismo radical dos anos 1970, num quadro político e artístico contemporâneo.

A exposição reúne trabalhos e documentos relacionados com a figura e os escritos de Carla Lonzi (1931-1982), uma crítica de arte e feminista importante, na Itália dos anos 1960 e 1970. As ideias de Lonzi acerca da criatividade, sexualidade e política têm grande eco em algumas das questões mais prementes da arte e do feminismo, na actualidade.

Juntamente com os trabalhos de referência de 1971-1974 de Suzanne Santoro, a exposição apresenta trabalhos recentes que reconsideram o legado de Lonzi pelo seu potencial transformador. Cabello|Carceller, Claire Fontaine, Chiara Fumai, Silvia Giambrone e Valentina Miorandi encaram as suas ideias como um conjunto de operações transformadoras que podem ser reactivadas no presente. Os seus trabalhos inspiram-se nos escritos de Lonzi e exploram questões como a sexualidade e o prazer feminino, a relação entre corpo e linguagem ou o significado político da sua procura por formas autónomas de expressão."

Anna Daneri e Giovanna Zapperi

Curadoras