Exposições

REMADE 4.0 ‘Game Over-Press Start’

Vários

7 dezembro 2010 a 2 janeiro 2011

Lisboa

Museu da Eletricidade

Remade In Portugal mostra trabalhos de artistas e criadores portugueses, a partir do dia 7 de Dezembro no Museu da Eletricidade, em Lisboa, na exposição “Game Over – Press Start”.

Esta é o ponto de partida de uma viagem ao mundo da sustentabilidade onde, de plataforma em plataforma, o visitante se confronta com ameaças ambientais e encontra soluções para defender o planeta.

A exposição desenvolve-se em 8 níveis distintos. No primeiro nível ‘level 1’ faz-se a intodução à visita. No ‘level 2’ surgem os primeiros objetos de design com materiais reciclados acompanhando o trabalho ‘Place in Time’ de Miguel Soares. Também no ‘level 3’ surgem mais objetos de design e um novo vídeo de Miguel Soares, ‘Spacejunk beta 1.0’, uma animação 3d sobre um anel de resíduos que orbita à volta da terra e que cresce ao longo dos anos.
O quarto momento expositivo ‘level 4’ apresenta a peça ‘Tecto falso encostado’, de Patrícia Garrido e na quinta plataforma ‘level 5’ aparecem novos objectos de design e o filme ‘Too Many Daddies, Mommies and Babies’ de Gabriel Abrantes: uma história melodramática conta as aventuras de um casal gay que queria salvar o mundo ao salvar uma parte da floresta amazónica.
O ‘level 6’ apresenta as restantes peças de design da colecção Remade, terminando a exposição no ‘level 7’ com a peça ‘Strangers in the Night’ de Joana Vasconcelos. O ‘level 8’ é o espaço lounge e reflexão que antecede o regresso ao mundo real.


Remade in Portugal

O Remade in Portugal é um programa que procura incentivar as empresas nacionais ao desenvolvimento de produtos realizados com material reciclado, difundindo a cultura do ecodesign e do crescimento sustentável. O objetivo deste projeto é a produção em série de objetos realizados com uma percentagem de material reciclado pré e/ou pós consumo (matérias provenientes dos desperdícios da indústria ou provenientes dos sistemas de recolha diferenciada). Pretende valorizar os resíduos urbanos e industriais e estabelecer uma estratégia ambiental para a transformação dos mesmos.