Cultura | Prémio Novos Artistas Fundação EDP

O Prémio

O Prémio Novos Artistas Fundação EDP foi instituído em 2000 e destina-se à revelação de novos valores da criação nacional, no domínio das artes plásticas. É reconhecido como um dos mais significativos no panorama artístico português.

O Prémio Novos Artistas Fundação EDP tem uma periodicidade bienal e é atribuído por um júri internacional, selecionado a cada edição. Destina-se a apoiar a continuação do estudo ou do trabalho de criação e investigação do artista vencedor.

Em cada edição são selecionados até nove candidatos para participarem numa exposição a realizar no âmbito da atribuição do Prémio.

As exposições do Prémio Novos Artistas Fundação EDP já ocuparam sete diferentes espaços nacionais e apresentaram 53 artistas, muitos deles reconhecidos atualmente como valores seguros da arte contemporânea portuguesa, como Joana Vasconcelos, Leonor Antunes, Vasco Araújo, Carlos Bunga, João Maria Gusmão e Pedro Paiva, João Leonardo, André Romão, Gabriel AbrantesPriscila FernandesAna Santos ou Mariana Silva.

A premiação destes artistas e a participação dos restantes tem-se revelado fundamental para o início ou reforço de significativas e notáveis carreiras nacionais e internacionais.

A próxima edição do prémio realizar-se-á em 2017.