Cultura | Prémio Novos Artistas Fundação EDP

Prémio EDP Novos Artistas 2002

Vencedor: Vasco Araújo

Biografia

Vasco Araújo nasceu em 1975, em Lisboa, cidade onde vive e trabalha. Com o Curso de Escultura na Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa, complementou a sua formação inicial com o Curso Avançado em Artes Plásticas da Maumaus, na Escola de Artes Plásticas e Fotografia. Em 2002, realiza a sua primeira exposição individual, na Galeria César, em Lisboa, participando, desde 1999, em várias exposições coletivas, nacionais e internacionais. Ao longo do seu percurso, tem integrado diversos programas de residências artísticas. Através de diferentes suportes - escultura, instalação, vídeo, fotografia e performance - Vasco Araújo tem estruturado o seu discurso a partir de uma original desconstrução e reconstrução de códigos comportamentais que refletem sobre a relação do sujeito com o mundo.

Exposição

A exposição do Prémio EDP Novos Artistas 2002 realizou-se no Salão Nobre da Sociedade Nacional de Belas Artes, em Lisboa.

Júri

José Borges da Fonseca (Fundação EDP),
João Fernandes (Museu de Serralves),
Alexandre Melo (curador e crítico de arte),
Leonor Nazaré (curadora e crítica de arte),
João Pinharanda (Fundação EDP).