Cultura | Mecenato e Parcerias

Iniciativas de Excelência

A Fundação EDP é hoje reconhecidamente um dos principais mecenas das artes em Portugal. De norte a sul do país, apoiamos e criamos laços com parceiros de referência, apostando na inovação e qualidade dos projetos selecionados.

A política de mecenato cultural da Fundação EDP orienta-se por critérios rigorosos de durabilidade, consistência, sustentabilidade, afinidade, complementaridade e avaliação. Com áreas de intervenção bem identificadas, não escolhemos o avulso, o fortuito ou o ocasional. Apoiamos programas e iniciativas de excelência, transformando cada relação mecenática numa parceria estratégica.

Companhia Nacional de Bailado

A Fundação EDP é Mecenas Principal da Companhia Nacional de Bailado (CNB) e Mecenas Exclusivo da sua digressão nacional. A CNB é a única companhia de base clássica em Portugal e é reconhecida pela sua versatilidade no que respeita à interpretação dos géneros clássico, moderno e contemporâneo. Os espetáculos de bailado em Digressão Nacional têm contribuído para a descentralização da cultura da dança, colocando-a à disposição da população residente fora dos grandes círculos urbanos.

Fundação de Serralves

A Fundação EDP é Mecenas Exclusivo de uma importante exposição anual a realizar no Museu de Arte Contemporânea da Fundação de Serralves. Beneficia ainda do estatuto especial de Fundador Patrono, atribuído às instituições que têm vindo a apoiar a Fundação de Serralves de forma continuada e regular.
Saiba mais»

Orquestra Sinfónica Juvenil

A Fundação EDP apoia a temporada da Orquestra Sinfónica Juvenil, a única orquestra de jovens em funcionamento permanente, e o programa de bolsas de estudo EDP/OSJ. A Orquestra Sinfónica Juvenil dá formação na área específica da prática de música sinfónica, enquanto elemento fundamental no ensino dos jovens músicos numa perspetiva de profissionalização.

Casa da Música

A Fundação EDP é membro fundador da Fundação Casa da Música, Mecenas do Dia Mundial da Música e Mecenas Exclusivo do Ciclo de Piano EDP. Este consiste num programa anual composto por recitais e concertos e conta com a participação de grandes pianistas internacionais.

Trienal de Arquitectura de Lisboa

Desde 2007 que a Fundação EDP é um dos principais mecenas da Trienal de Arquitectura de Lisboa, sendo um dos pólos das exposições que fazem parte da sua programação. Constitui objetivo do conjunto das iniciativas previstas, a realização de um evento de elevado prestígio, capaz de divulgar no nosso país o melhor do urbanismo e da arquitetura nacional e estrangeira.

Fundação Arpad Szenes – Vieira da Silva

A Fundação EDP é Mecenas Principal da programação desta instituição que tem por vocação a divulgação e estudo da obra dos artistas plásticos Arpad Szenes e Maria Helena Vieira da Silva, bem como dos artistas, intelectuais e amigos, nacionais ou estrangeiros, seus contemporâneos.

Parque de Escultura Contemporânea Almourol

A Fundação EDP é consultora artístisca, científica e técnica do Parque de Escultura Contemporânea Almourol, em Vila Nova da Barquinha, e contribuiu com a produção de um projeto escultórico de Alberto Carneiro.

Clube Unesco de Educação Artística – ASPREA

Desde 2008 que a Fundação EDP é Mecenas do Clube Unesco de Educação Artística. Este projeto pretende contribuir para o entendimento da Educação Artística como uma componente essencial de uma educação de qualidade para todos.

Centro Nacional de Cultura

Apoio à inventariação e catalogação do espólio do Professor Eduardo Lourenço, uma das figuras fundamentais da cultura portuguesa contemporânea, constituído por correspondência, notas manuscritas dispersas e recensões críticas.

Câmara Municipal do Porto

A Fundação EDP realizou, em 2015, um acordo de parceria e apoio mecenático com a Galeria Municipal do Porto. Este protocolo dá continuidade à missão sociocultural que a Fundação EDP tem vindo a desenvolver na cidade do Porto, através da promoção da arte contemporânea.