Cultura | Grande Prémio Fundação EDP Arte

Grande Prémio Fundação EDP/Arte 2010

Premiado: fotógrafo Jorge Molder

Biografia

Jorge Molder nasceu em Lisboa, em 1947, e estudou filosofia na Universidade de Lisboa. Destacado nome da fotografia portuguesa contemporânea, com obra vasta e de grande projeção internacional, Jorge Molder trabalha, desde o final dos anos 70, privilegiando a imagem a preto e branco, a representação teatral de espaços vazios ou habitados por personagens elas mesmas em coreografias teatrais. O vasto manancial da literatura ocidental e da história do cinema, mas também da própria história da arte e da fotografia, servidos por uma infinita imaginação visual e cenográfica, são fontes inesgotáveis das transformações narrativas que se verificam entre cada uma das numerosas séries que tem produzido.

Em mais de 30 anos de carreira, Jorge Molder conta com mais de cinco dezenas de exposições individuais em Portugal e no estrangeiro (Madrid, Paris, São Paulo, Rio de Janeiro, Nova, Iorque, entre outros países, tendo participado em mais de uma centena de exposições coletivas. O seu trabalho está hoje representado em inúmeras coleções relevantes, como a do Art Institute of Chicago, Centro de Arte Moderna da Fundação Gulbenkian, Museu Nacional Centro de Arte Reina Sofia, Maison Européene de la Photographie e Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro.

Júri

Presidido por António Mexia (presidente do conselho de administração executivo do grupo EDP e presidente da Fundação EDP),
Jean-François Chougnet (diretor do Museu Coleção Berardo e curador),
António Franco (diretor do MEIAC - Museo Extremeño e Iberoamericano de Arte Contemporáneo, de Badajoz),
Eduardo Lourenço (ensaísta e membro honorário da Association Internationale des Critiques d’Art),
Jorge Silva Melo (diretor artístico do Grupo de Teatro Artistas Unidos, encenador e cineasta),
João Pinharanda (consultor para as artes plásticas da Fundação EDP)
António Gomes Pinho (presidente do conselho de fundadores da Fundação de Serralves e professor universitário).