Cultura | Grande Prémio Fundação EDP Arte

2004 – 3ª Edição

Grande Prémio EDP Arte 2004

Premiado: pintor Álvaro Lapa (1939-2006)

Biografia

Álvaro Lapa nasceu em Évora, em 1939. O primeiro contacto com a pintura efetua-se através de aulas de desenho com António Charrua. Em 1956, fixa-se em Lisboa onde primeiro se matricula na Faculdade de Direito e, mais tarde, na de Filosofia, licenciatura que apenas conclui em 1975. Em Junho de 1961 efetua a sua primeira viagem ao estrangeiro, a Paris, onde estabelece contacto com pintores próximos do surrealismo e com a arte norte-americana. No seu percurso, a pintura e a escrita mantiveram caminhos paralelos, que frequentemente se cruzaram. A teoria da arte faz parte da sua obra literária, assim como a poesia e pequenas histórias de natureza surrealista. O reconhecimento da sua obra refletiu-se em exposições retrospectivas como as da Fundação de Serralves e da Fundação Calouste Gulbenkian.

Júri

Presidido por José Borges da Fonseca (em representação da EDP),
Bernardo Pinto de Almeida (crítico e historiador),
João Fernandes (diretor do Museu de Serralves),
João Pinharanda (consultor para a área das artes plásticas da Fundação EDP),
António Rodrigues (crítico e historiador).

Exposição

A exposição do Grande Prémio EDP 2004, intitulada Álvaro Lapa: Obras-com-palavras e paisagísticas, decorreu no Museu da Cidade, em Lisboa, ocupando os espaços do Pavilhão Branco e do Pavilhão Preto, entre 24 de novembro de 2006 e 28 de janeiro de 2007.