Cultura | Grande Prémio Fundação EDP Arte

Grande Prémio EDP Arte 2000

Premiado: pintora Lourdes Castro

Biografia

Lourdes Castro nasceu em 1930, no Funchal. Frequentou o curso de Pintura na Escola de Belas-Artes de Lisboa (1950-1956). Radicada em Paris desde 1958, regressou à ilha da Madeira em 1983, onde reside. A sua obra, desenvolvida a partir de finais da década de 50, aprofunda uma pesquisa sobre a sombra enquanto desmaterialização e redefinição do objecto. Tendo sido uma das fundadoras do Grupo e da revista KWY, Lourdes Castro tem vindo a apresentar a sua obra em inúmeras exposições realizadas nacional e internacionalmente. São de destacar as suas múltiplas presenças na Bienal de São Paulo.

Júri

Presidido por José Borges da Fonseca (em representação da EDP),
Bernardo Pinto de Almeida (crítico e historiador),
João Pinharanda (consultor para a área das artes plásticas da Fundação EDP),
António Rodrigues (crítico e historiador),
Vicente Todolí (diretor do Museu de Serralves).

Exposição

A exposição intitulada O Grande Herbário das Sombras teve lugar no Centro de Arte Moderna da Fundação Calouste Gulbenkian, em Lisboa, entre 22 de novembro de 2002 e 19 de janeiro de 2003.