Ciência e Energia | Mostra Nacional de Ciência

Jovens Cientistas Investigadores

A Mostra Nacional da Ciência é o corolário do Concurso Jovens Cientistas e Investigadores, a mais importante competição anual dirigida aos estudantes nas áreas da ciência aplicada. Da medicina à biologia, da física à sociologia, os grupos apresentam projetos de demonstração ou de investigação científica que são avaliados por um júri.

Desenvolvida pela Fundação da Juventude e apoiada pela Fundação EDP, esta iniciativa promove os ideais da cooperação e do intercâmbio entre jovens cientistas e investigadores e estimula o aparecimento de novos talentos nas áreas da ciência, tecnologia, investigação e inovação. Este concurso destina-se a todos os estudantes do ensino básico, secundário ou primeiro ano do ensino superior, com idades compreendidas entre os 15 e os 20 anos.

A exposição final dos projetos dos jovens cientistas tem como objetivo a divulgação junto de outros estudantes, professores, encarregados de educação, empresas, estabelecimentos de ensino e de investigação, e ao público em geral o nível de excelência dos trabalhos desenvolvidos, e alertar para a importância do envolvimento dos jovens nas dinâmicas da inovação e da criação, incutindo-lhes um espírito mais proativo e de maior responsabilidade no desenvolvimento das suas comunidades e do país.