Ciência e Energia | Centro de Documentação

Centro de Documentação

Centro Documentação

O Centro de Documentação desenvolve ações de recolha, organização, descrição, comunicação, conservação e disponibilização de documentação de interesse histórico que constituem os fundos e coleções de arquivo. Complementarmente, integra na mesma base de dados, o acervo de peças e equipamentos da Central Tejo e de outras entidades. Desenvolve investigação própria e apoia a investigação externa. Dispõe de sala de leitura e de regulamento de serviços, consulta e empréstimos e de uma base de dados integrada com disponibilização online.

O acervo, o mais importante conjunto existente em Portugal relacionado com a geração de eletricidade, é constituído por documentos de arquivo e biblioteca, em vários suportes (papel, vídeo, áudio, digital) e de várias naturezas (cartas, projetos, estudos, atas, plantas, diplomas, fotografias, filmes, monografias, cartazes, desenhos, livros, periódicos), que cobrem conjuntos desde o final do século XIX até à actualidade.

O Centro de Documentação relaciona-se com outros arquivos nacionais da mesma temática, em especial, com os arquivos vivos da EDP e de outras entidades com património elétrico.

Informações e contactos »

Catálogo do Património da Fundação EDP »